Projeto Bancorbrás Social - Edição Fortaleza e João Pessoa

OSCs de Fortaleza e João Pessoa:

Fortaleça a gestão, captação de recursos e inovação da sua OSC de uma forma 100% gratuita

Inscrições encerradas!

Quero participar de outros programas!

O Projeto Bancorbrás Social acontecerá de agosto a dezembro (aproximadamente 5 meses) e é dividido em 5 módulos.

Alguns dos temas que serão abordados:

Como inovar na captação de recursos

Como atrair e engajar voluntários

Como se relacionar com potenciais parceiros

Como tornar

a gestão mais

ágil

*Os temas podem variar de acordo com as necessidades e demandas das OSCs participantes.

Indique ao lado as OSCs que conhece em Fortaleza e João Pessoa.

Ao final das inscrições, o participante que tiver o maior número de OSCs indicadas, e que se cadastraram no projeto, ganham o prêmio*!!!


*2 diárias em hotéis nacionais conveniados a Bancorbrás.

Confira aqui o regulamento completo.

O que diz quem já participou

“Utilizei o conteúdo entrevista de empatia para direcionar o trabalho para 2020”.

"O conteúdo foi muito útil na análise de sustentabilidade e planejamento 2020

para 3 pessoas."


Estação Luz

"Implantei a gestão do voluntariado. Uso diariamente a entrevista de empatia e buscas no Google de forma eficaz."

"A entrevista foi crucial para remodelar as atividades de 2020 e manutenção do clima organizacional (técnicas)."


GAIARP

Quero participar!

Por que participar?

Conteúdo prático

O projeto é composto por diversas atividades e ferramentas práticas, que são utilizadas por grandes empresas e startups (tudo isso adaptado para o 3º setor)

Assessorias individuais

Acompanhamento individual junto com um agente da Phomenta focado no desenvolvimento da sua organização.

Conteúdos interativos

Encontros online em tempo real com a equipe da Phomenta e organizações locais!

Selo ICFO

Organizações que completarem o projeto terão a oportunidade de obter a certificação internacional em Boas Práticas de Transparência e Gestão, caso atendam os pré-requisitos e obtenham a pontuação mínima.

60% das organizações participantes conseguiram uma nova parceria com os aprendizados do projeto!

Inscrições encerradas! Clique aqui para saber das próximas oportunidades

Pré-requisitos

- Ser uma Organização da Sociedade Civil (OSC) – Associação, Instituto ou Fundação;


- Custo anual da organização menor que

R$ 3 milhões em 2019;


- Atuação na cidade de Fortaleza, João Pessoa ou cidades que estão no raio de até 50 km dessas capitais;



- Oferecer atividades gratuitas na área do desenvolvimento social, com contribuição concreta para a comunidade onde está inserida nas seguintes causas: Meio Ambiente, Educação, Cidadania, Saúde e/ou Esporte;



- Ter no mínimo dois anos de atuação na área social formalizado via CNPJ, Estatuto ou Ata de constituição;




- Ter no mínimo uma pessoa contratada com dedicação exclusiva à instituição ou voluntários recorrentes, com no mínimo 8 horas de dedicação semanal;


- Mandato da diretoria com término após Julho/ 2021;



- Possuir Estatuto de Constituição e Ata da última eleição;


- Disponibilidade de 2 participantes por organização, com no mínimo 1 pessoa com poder de tomada de decisão (exemplo: presidente, gestor(a), coordenador(a) geral);


- Os participantes devem possuir notebook ou computador com microfone e webcam para acompanhamento dos módulos do projeto (a experiência de aprendizagem por meio de tablets ou smartphones é limitada devido ao uso de algumas ferramentas);


- Internet com no mínimo 4 Mbps de download (a experiência é comprometida em redes móveis 3G ou 4G).

R$147.900,00

foi o valor captado pelas OSCs participantes durante o projeto em 2019!

O Processo de Seleção

FASE 1

1

Até 23/06

Cadastro no final da página

Cadastro com informações básicas da organização no final da página.

2

Verificar email cadastrado

Você receberá um email de confirmação logo após completar o formulário nessa página.

3

Participar da sessão explicativa

online (etapa obrigatória)

As sessões explicativas acontecerão semanalmente e nelas apresentaremos detalhes do projeto e as próximas etapas do processo seletivo. A data e as informações de como acessar serão enviadas por e-mail.

4

Até 28/06

Envio de formulário de inscrição +

estatuto e ata de eleição

As instruções serão enviadas após a sessão explicaiva online.

5

Avaliação interna do comitê de seleção

6

10/07

Divulgação das organizações pré-selecionadas para fase 2.

FASE 2

7

Até 20/07

Envio de documentos financeiros

Nesta etapa serão solicitadas o Balanço Patrimonial e DRE dos últimos 2 anos.

Estes documentos serão utilizados posteriormente para diagnóstico da organização.

8

Julho

Divulgação da lista final de organizações selecionadas

Cronograma dos encontros

Em cada módulo, os participantes deverão se dedicar aproximadamente: 16h, para aulas, atividades e assessorias.


Carga horária total aproximada: 80h durante 5 meses.

Encontros - Trilha 01


Módulo 0: 03/08, 04/08 e 05/08

Módulo 1: 31/08, 01/09 e 02/09

Módulo 2: 28/09, 29/09 e 30/09

Módulo 3: 26/10, 27/10 e 28/10

Módulo 4: 23/11, 24/11 e 25/11

Encerramento: Dezembro

Perguntas frequentes

1) O projeto é gratuito?

Sim, as vagas do projeto foram financiadas pelo Instituto Bancorbrás, permitindo que o projeto seja gratuito para as Organizações da Sociedade Civil.

 

2) O processo de seleção é via edital?

Não, a seleção será por meio de um processo seletivo em que o comitê de seleção (formado pelo Instituto Bancorbrás e Phomenta) selecionará as organizações mais aderentes ao objetivo do projeto Instituto Bancorbrás Social 2020 e que atendam aos pré-requisitos mínimos.


3) Quais cidades podem participar?

Organizações da Sociedade Civil das cidades de Fortaleza-CE, João Pessoa-PB e e de cidades que estão em um raio de até 50 km dessas capitais.


4) Preciso sair de casa para participar do projeto?

Não, o projeto será 100% online por meio de encontros virtuais e ao vivo com interação em tempo real, com facilitadores e outras organizações, atividades utilizando ferramentas digitais e assessorias online para acompanhamento do desenvolvimento de cada organização.


5) Não possuo todos pré-requisitos do Projeto, posso participar?

Infelizmente, não. Mas você pode se cadastrar para receber novidades de outros projetos (https://conteudo.phomenta.com.br/pre-inscricao-aceleracao-2020) e também se capacitar com os conteúdos disponibilizados no Portal do Impacto Coronavírus (https://portaldoimpacto.com).


6) Quem da organização deve participar dos encontros?

É fundamental que a liderança da organização participe das capacitações, uma vez que no projeto serão discutidos temas estratégicos e que demandam poder de decisão para realizar as mudanças propostas. Além disso, é pré-requisito mínimo a participação de uma pessoa com poder de decisão durante todo o projeto.


7) Não tenho CNPJ, posso me inscrever?

Não. Possuir CNPJ com no mínimo 2 anos de fundação é pré-requisito para participação no projeto.


8) Minha organização não possui 2 anos de formalização, porém atua há mais de 2 anos. Posso me inscrever?

Infelizmente não. Um dos pré-requisitos do projeto é que a organização possua um CNPJ ativo há mais de 2 anos.


9) A inscrição nessa página garante a minha vaga no projeto? 

Não, esta é apenas a primeira etapa do processo seletivo. A organização deve cumprir com as outras etapas para completar a inscrição.


10) Quando minha vaga no projeto será confirmada?

A divulgação das organizações pré-selecionadas será no dia 03/07. Cumprindo a etapa 2, a organização está com a vaga confirmada no projeto.


11) Preciso inscrever 2 representantes da minha organização para participar?

Sim, cada organização tem direito a duas vagas. No entanto, é crucial que seja alguém com poder de decisão dentro da sua OSC.


12) Onde encontro a ementa do curso e quem são os professores?

O projeto é conduzido pela equipe da Phomenta, que possui experiência acelerando mais de 100 organizações de todas as regiões do Brasil. A ementa com mais detalhes do conteúdo será divulgada no início do projeto, porém pode sofrer alterações conforme necessidades e demandas das organizações participantes.


13) Os participantes são fixos?

Sim. Uma vez definido pela organização quem serão os representantes durante o projeto, é importante que não ocorra mudanças, já que os conteúdos são conectados e seguem uma didática onde um encontro está ligado ao outro - isso significa que se um participante perde o conteúdo do encontro online 1, dificilmente consegue acompanhar o encontro online 2.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Até 23/06

Antes de se inscrever, leia com atenção todos os pré-requisitos e como funcionará o processo seletivo!

O Instituto Bancorbrás

O Instituto Bancorbrás é uma organização social mantida pelas Empresas Bancorbrás e desenvolve projetos nas áreas de educação, cidadania, meio ambiente e esporte. Com certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e registro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA/DF, atua desde 2008 no Distrito Federal, especialmente em comunidades em desenvolvimento. Além disso, recebe apoio das Filiais Bancorbrás, presentes nas principais capitais brasileiras, na execução de projetos sociais em suas localidades.


O Instituto Bancorbrás atua com projetos sociais, tendo como público alvo pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade, em decorrência da pobreza, do precário ou do nulo acesso aos serviços públicos e/ou qualquer outra situação e risco social, residentes no Distrito Federal e nos estados em que as empresas Bancorbrás atuam.

Realização:

A Phomenta existe para ajudar a resolver os problemas socioambientais por meio da educação em gestão e inovação das Organizações da Sociedade Civil.

Ficou alguma dúvida, envie um email para: bancorbras_social@phomenta.com.br