Desenvolva a gestão da sua OSC e ainda receba exames laboratoriais para seus atendidos.

• Programa Gratuito de Capacitação em Gestão;

Exames para os atendidos fornecidos gratuitamente;

• Custeio logístico para 20 ONGs das regiões de atuação do Sabin.


Local: Encontros presenciais em Brasília;


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ENTREGA DO DESAFIO ATÉ 11/03

Quero me inscrever para a Seleção Online!

Em 2019, as organizações capacitadas pela parceria Phomenta e Sabin captaram mais de R$ 5 milhões utilizando os aprendizados do programa.

Capacitação + Exames para os atendidos das OSCs

O Programa de Aceleração Saúde+ vai capacitar as organizações, em um curto espaço de tempo, para a implementação de ferramentas de gestão e inovação no seu cotidiano. 



Esta será uma jornada consultiva para acelerar o processo de amadurecimento da organização e o aumento do seu impacto social.


Além dos benefícios de capacitação, as organizações selecionadas terão acesso a exames gratuitos nos Laboratórios Sabin®*

*Tipos de exame ainda serão definidos

Quero me inscrever!

O programa de aceleração Saúde+ é uma jornada;

construída com casos reais, linguagem simples e muita troca de experiência entre as organizações participantes.

O que vou aprender durante o programa?

Planejamento estratégico

Comunicação de resultados

Apresentação da organização

Sustentabilidade econômica

Captação de parcerias

Modelos de geração de renda

Quero me inscrever!

Características do Programa

35

Vagas gratuitas para Organizações da Sociedade Civil

70h

horas totais dedicadas ao programa divididas em:

03 encontros presenciais

02 encontros virtuais

03 consultorias individuais

Apoio na implementação dos projetos desenvolvidos

Duas turmas:

Turma +Liderança

Foco no desenvolvimento em gestão de tempo, gestão de pessoas, visão estratégica e relacionamento com as partes interessadas.

Turma +Gestão

Foco no desenvolvimento em sustentabilidade financeira, abordagem comercial e inovação.

Etapas da Seleção Online

ETAPA 01 - 23/01 a 10/02

DESAFIO DE ENGAJAMENTO

A OSC realiza sua inscrição e participa de um desafio.

O cadastro permite que a OSC concorra tanto para as vagas abertas ao Brasil, como para as vagas específicas em pólos de atuação do Instituto Sabin*.

*Cidades que poderão se aplicar a bolsa do Instituto Sabin estão listadas abaixo, na próxima seção.

ETAPA 02 - 12/02

PRIMEIRA SELEÇÃO

Até 50 OSCs serão aprovadas na primeira fase de seleção.

O critério de seleção e aprovação para

a próxima fase será mediante as pontuações obtidas nos desafios de engajamento. Você receberá um e-mail com os resultados.

ETAPA 03 - 18/02 a 13/03

ANÁLISE E ENTREVISTA

Análise jurídica e financeira e entrevista de seleção.

A Phomenta analisa informações financeiras e documentações específicas de cada organização e realiza uma entrevista para entender a realidade e os desafios de gestão da OSC. A pontuação nos desafios de engajamento serão consideradas.

ETAPA 04 - 15/03

SEGUNDA SELEÇÃO

Divulgação das 35 OSCs selecionadas, suas turmas e lista de espera.

Você receberá um e-mail da Phomenta com os resultados finais do processo de seleção. OSCs não-selecionadas serão informadas e alocadas em uma lista de espera, caso haja desistência de outra organização.

ETAPA 05 - MARÇO - ABRIL

DIAGNÓSTICO DE ACELERAÇÃO

OSCs selecionadas realizam o processo de diagnóstico de aceleração.

O diagnóstico de aceleração é um “raio-x” da situação atual da OSC, onde serão analisados gestão, maturidade da organização, estrutura de captação, dentre outros.

ETAPA 06 - ABRIL

CADASTRO E INTEGRAÇÃO

Início do programa Saúde+.

A OSC realiza o cadastro legal da organização no programa de aceleração e dá início a primeira etapa de integração: uma vídeo aula ao vivo com a equipe Phomenta para explicar os primeiros passos.

Cidades com disponibilidade de Bolsa do Instituto Sabin

As organizações residentes das cidades abaixo poderão participar da seleção para a Bolsa de Estudos do Instituto Sabin, que custeará as passagens de avião e a hospedagem em Brasília para UMA pessoa das organizações selecionadas.

É importante reforçar que apenas UMA organização de cada região receberá esse benefício.

Processo de Seleção da Bolsa do Instituto Sabin:


O Instituto Sabin financiará a logística de OSCs de algumas regiões. Será uma bolsa para cada região, para uma pessoa da organização. As regiões você pode consultar acima. 


Serão 35 vagas, 20 com bolsas para regiões específicas, para duas turmas, +Liderança ou +Gestão, cada uma com temáticas e conteúdos diferentes. Ao final da seleção online, as OSCs selecionadas serão informadas de qual turma elas farão parte. Utilizaremos as etapas de diagnóstico de mapeamento e o diagnóstico de aceleração para definir essa divisão. 


Mas o que são essas etapas? Nas etapas de diagnóstico de mapeamento e de aceleração, respectivamente, vamos avaliar os riscos legais e o momento da organização, para assim definirmos os membros das turmas e selecionarmos conteúdos que farão mais sentido para as organizações participantes.


A seleção vai funcionar da seguinte forma: Se você for de uma das regiões que possui bolsa, você estará automaticamente concorrendo à bolsa da sua região. Caso você não seja a organização escolhida, você continuará concorrendo a uma das vagas abertas, que são 15 no total. Para estas 15 vagas, o programa continua sendo gratuito, mas a logística de transporte fica sob a responsabilidade da organização.


A bolsa do Instituto Sabin cobrirá os custos de logística do voo e a hospedagem. Os custos de alimentação e transporte não estão inclusos. A bolsa cobre os gastos para um representante da organização.


Lembramos que essa é uma jornada de transformação da gestão das OSCs, por isso é fundamental que o representante da organização nos encontros seja alguém com poder de decisão dentro da ONG, além de estar disposto a gerar mudanças e ter tempo para se dedicar às atividades do Programa. 

Conhece alguma ONG com atuação nessas cidades?

Compartilhe essa oportunidade! Copie e envie o link abaixo.

bit.ly/sabin2020

O que diz quem já participou?

Confira alguns depoimentos dos participantes de outras edições.

Pré-requisitos

Quero me inscrever!

Agora que você já conheceu o Programa Saúde+, precisamos falar sobre os pré-requisitos para a participação da sua organização e o processo de seleção.


Buscamos organizações situadas no Brasil com o seguinte perfil:


  • Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – Associação, Instituto ou Fundação;


  • Formalizadas com o CNPJ há mais de 2 anos;


  • De 4 a 50 funcionários, com no mínimo um destes trabalhando de forma integral;


  • Custo anual entre R$ 50 mil e R$ 3,6 milhões; 



  • Públicos atendidos: crianças e adolescentes, mulheres, idosos e/ou LGBTI+.



  • Até 500 atendidos


Sua organização não atende aos pré-requisitos?

Não se preocupe, você pode se cadastrar no nosso banco de ONGs para outras oportunidades!

Desejo me cadastrar

"Eles conseguiram nos ajudar a demonstrar que lindo que é o trabalho que a gente faz. Isso acabou nos dando mais visibilidade, fazendo com que mais pessoas conhecessem e se interessassem pelo nosso trabalho. Acabamos buscando mais parcerias, conseguimos fazer uma grande diversificação das nossas formas de captação de recursos, em função dessa visibilidade para empresas e pra doadores, a gente começou a ter produtos do nosso abrigo. E hoje a gente tem uma diretoria muito mais engajada."

Ana Laura Toffano Mazzei

Abrigo Bezerra de Menezes - Casa do Carinho - Brasília DF

Sobre a Phomenta

A Phomenta é um ecossistema de impacto para empreendedores sociais de ONGs. Nossa missão é resolver os problemas complexos da sociedade por meio do apoio à gestão e inovação das Organizações Sociais.

Conheça

Sobre o Instituto Sabin

O Instituto Sabin tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida de comunidades onde o Grupo Sabin atua, nas áreas de saúde, esporte e inovação social. Até 2017, mais de 850 mil pessoas haviam sido impactadas pelas ações, projetos e parcerias do Instituto.

Conheça

Perguntas frequentes

1) O programa é gratuito?

Sim, o programa é gratuito. Porém, os custos logísticos e de alimentação serão responsabilidades das organizações. Apenas as selecionadas para a Bolsa do Instituto Sabin receberão custeios para passagens aéreas e hospedagem.


2) Esse programa é um edital?

Não, é uma seleção online. Os critérios de seleção são: a pontuação nos desafios, as análises jurídicas e financeiras e a entrevista de seleção.


3) Quais são as cidades participantes?

Organizações de todo Brasil, que respeitem os pré-requisitos, podem participar.


4) Onde será o local do 1º Encontro presencial?

Acontecerá em Brasília-DF, durante dias úteis.


5) Não possuo todos pré-requisitos do Programa, posso participar?

Infelizmente, não. Mas você pode se cadastrar nos outros programas da Phomenta.


6) Quem da Organização pode participar nos encontros presenciais?

Como essa é uma jornada de mudança da gestão das organizações é fundamental que sejam pessoas com poder de decisão, dispostas a mudar e que tenham tempo para se dedicar.


7) E os custos de deslocamento e alimentação?

Esses custos serão responsabilidades das organizações selecionadas.


8) Não tenho CNPJ, posso me inscrever?

Não, as organizações devem ter o CNPJ há, pelo menos, dois anos.


9) Minha organização é muito jovem, foi criada nos últimos 12 meses. Posso me inscrever?

Infelizmente não. Este programa é apenas para organizações com CNPJ ativo há, pelo menos, 2 anos.


10) Não trabalho com nenhuma das causas listadas nos pré-requisitos, como posso participar mesmo assim? 

Infelizmente não. Mas você pode se cadastrar no link a seguir para receber novidades sobre outros programas da Phomenta.


11) Não tenho dinheiro para pagar meu deslocamento, há alguma bolsa?

A bolsa do Instituto Sabin está disponível para 20 regiões de atuação do Laboratório Sabin, você pode consultar a lista de cidades com Bolsa neste site. No entanto, a bolsa cobrirá apenas os custos com voo e hospedagem.


12) Sou do DF, tenho direito ao custeio da minha logística? 

Não. Apenas as regiões listadas neste site estão concorrendo a uma bolsa de custeio de voo e hospedagem.


13) A pré-inscrição garante a minha vaga no Programa? 

Não, esta é uma inscrição para a participação da Seleção Online. A confirmação da vaga será enviada de acordo com o cronograma do programa, no dia 26 de fevereiro de 2020.


14) Quando minha vaga no Programa será confirmada?

A confirmação das vagas será enviada para todas as organizações no dia 26 de fevereiro de 2020.


15) Preciso inscrever apenas 1 representante da minha organização para participar?

Não, cada organização tem direito a duas vagas. Você inscreve a sua organização, no momento de Diagnóstico de Aceleração te ajudaremos a decidir qual o melhor representante da sua organização. No entanto, é crucial que seja alguém com poder de decisão dentro da sua OSC.


16) Onde encontro a ementa do curso e quem são os professores?

O conteúdo do Programa será feito sob medida, de acordo com as informações que vamos coletar das organizações participantes, portanto não há ementa disponível. Você pode consultar os temas amplos que serão trabalhados na seção Características do Programa. Os facilitadores serão da Phomenta, e você pode consultar quem é a nossa equipe diretamente pelo nosso site phomenta.com.br. Para assuntos específicos, também buscamos em nossa base de parceiros pessoas que são especializadas e possuem experiência com a temática.


17) Os participantes são fixos?

Sim. Uma vez vez definido pela organização quem serão os representantes durante o programa, é importante que não haja variação, já que os conteúdos são conectados e seguem uma didática onde um encontro está ligado ao outro - isso significa que se um participante perde o conteúdo do encontro 1, dificilmente consegue acompanhar o encontro 2.



Faça sua inscrição ao lado para o Programa Saúde+



Caso atenda todos os pré-requisitos, você participará da seleção Online do Programa Saúde+, uma jornada de aprendizado e autoconhecimento.




Pré-requisitos para participação:


  • Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – Associação, Instituto ou Fundação;


  • Formalizadas com o CNPJ há mais de 2 anos;


  • De 4 a 50 funcionários, com no mínimo um destes trabalhando de forma integral;


  • Custo anual entre R$ 50 mil e R$ 3,6 milhões; 



  • Públicos atendidos: crianças e adolescentes, mulheres, idosos e/ou LGBTI+.



  • Até 500 atendidos


Dúvidas podem ser enviadas para o email:

saudemais@phomenta.com.br


Seus dados estão protegidos conosco.